sexta-feira, 23 de junho de 2017

10 anos, dois números, o meu pior aniversário!


Aos 10 anos a minha filha teve o seu primeiro desgosto. E tudo começou no exacto dia em que os fez, acabada de chegar da "viagem de finalistas" que fechava o seu 1º Ciclo e que acabou por fechar-lhe a possibilidade de andar de avião pela primeira vez, de visitar a China e de rever o pai.
O passeio que lhe roubou a viagem de sonho foi no fim-de-semana dantesco que roubou a vida a tanta gente, e é por isso que relativizo a tristeza em que a minha filha está desde aí. Diz-me que andou um ano inteiro a pensar nela - na viagem de sonho, que tem saudades do pai e de uma China que ainda só existe na sua cabeça, e está dividida entre a inveja que sente dos manos e o sentir-se feliz por eles. Um dilema moral que os adultos conhecem de cor e que ela experimenta pela primeira vez. Para além disso, está fisicamente deitada abaixo, porque o calor severo daqueles dois dias de inferno desidrataram-na, com tudo (ou quase tudo) o que isso implica.
Ainda assim, agradeço a Deus esta filha triste que tenho. Agradeço tudo, todas as pessoas que permanecem, mesmo nos seus dias a preto e branco, que todos temos e que a minha filha também já tem. Porque nenhuma tristeza se compara à tragédia de quem não viu voltar "os seus" naquele fim-de-semana de inferno. Naquele dia infernal em que a minha filha fazia 10 anos, finalmente dois números mamã, o meu pior aniversário.

[obrigada pelas mensagens de carinho; a Vitória já está a recuperar por dentro e por fora]

4 comentários:

Sofia disse...

Beijos, muitos beijos à Vitória!

Anónimo disse...

E a sua filha quando estiver bem melhor, não poderá fazer a viagem até à China para ver o Pai? Ou o Pai vem a Portugal passar férias durante o Verão?

Anónimo disse...

Tenho uma familiar com 10 anos, que fez o passeio de finalistas no dia 16/06,um dia antes da sua filha, mas foi de manha e veio ao fim do dia!! Com essa idade e o calor abrasador que estava, quem organizou não teve muita cabeça!! As melhoras da menina, e pela vida fora vai fazer muitas viagens!! (mas que deve custar, deve)! beijinho.

Ana Filipa Oliveira disse...

Estou certa que será sempre uma recordação, aquilo que ela está a viver agora... talvez mais dolorosa, mas acredito, que do modo que será tratada, também possa ser fonte de aprendizagem e de motivação para o futuro. Aprender a lidar com as tempestades faz-nos encarar os tempos de calmia, e de novas tempestades, com outra perspectiva. Forca, marinheira Vitória!