domingo, 29 de outubro de 2017

Sunday blues


Desde miúda que os finais de dia de Domingo são angustiantes. Antecipavam o início da semana na escola, um espaço que durante muito anos foi hostil. Era gozada pelas meninas da turma porque estava careca (depois de um acidente de viação que tive com a minha mãe, aos 7 anos), tinha psoríase no corpo todo e passava o tempo a chorar, razão pela qual era conhecida como a "mariquinhas pé de salsa". A fragilidade que mostrava a toda a gente, todos os dias a todas as horas, fazia de mim um alvo fácil, e talvez tenha sido por isso ou por outra razão parva qualquer, que fui várias vezes empurrada para a casa-de-banho para me baixarem as cuecas e que ouvi muitas vezes que era feia, cheia de crostas nas pernas, nos cotovelos e na cabeça, para além das partes do corpo que não se viam, mas que eu conhecia de cor. Vomitei muitas manhãs e sempre que via o carro amarelo da minha mãe a afastar-se do portão da escola, achava que iria morrer de medo e de solidão.
Hoje, trinta e tal anos depois, os Domingos ainda são um bocadinho angustiantes. E embora já não vomite nem ache que vá morrer de solidão, tenho a minhas solidões durante a semana, os meus fantasmas (uns mais humanos que outros), a mesma sensação de desamparo. Agora sei que apesar dos anos, da terapia e da felicidade que a minha vida me tem oferecido, há marcas que moram comigo para sempre, adormecidas, mas prontas a assomar à porta à primeira oportunidade.
Então, deixo aqui esta foto de felicidade para me lembrar que se não morri de solidão nem de medo aos 10 anos, não é agora que vou morrer. E para recordar a mim própria que o optimismo é contagiante e que a vida se encaminha naturalmente para o Bem. Basta termos a coragem de nos deixarmos ir.  

[boa semana!]

5 comentários:

Mena Almeida disse...

Quando somos pequenas, não sabemos ainda enfrentar tudo, a vida depois vai-nos ensinado isso :)
E ainda bem que estás feliz.
Boa semana
Beijinho

Anónimo disse...

Gostei do texto, mais uma vez. Também os domingos me deixam muito nostalgica mas raramente digo porquê. Não tenho a tua coragem. No meu caso é uma sensação de abandono mas que foi criada já eu era adulta. Raramente me passa. Tem domingos que essa sentimento não aparece, mas há muitos que o abandono está cá...Lua Azul

Serena disse...

As crianças muitas vezes conseguem ser muito cruéis, mas o que não nos mata torna-nos mais fortes. E se arranjasses uma actividade que gostasses muito de fazer para os finais de tarde de Domingo. Pode ser que te ajude a ultrapassar essa inquietude. Bj

Anónimo disse...

E ainda dizem que o melhor do mundo são as crianças!Com 10 anos já sabiam muito bem o que estavam a fazer!!

Trendy Lisbon disse...

Adorei encontrar este post... Precisamente num domingo à noite. Muito bonito e genuíno - e tão bem acompanhado dessa foto linda.

Beijinhos e uma semana muito, muito feliz! E com um domingo cada vez mais sereno, a cada semana que passe <3

https://trendylisbon.com