terça-feira, 5 de setembro de 2017

O meu Setembro é um mês de ginástica, mas não é no ginásio!


Setembro chegou há 5 dias, mas como em todos os setembros desde que fui mãe, o tempo escasseia para tudo e também para escrever por aqui. Acho que já escrevi isto noutros anos nesta altura, mas repito: o nosso ano familiar não começa em Janeiro, mas em Setembro, porque é neste mês que começa tudo: as escolas, as actividades extra-curriculares, as rotinas novas (dos miúdos e dos graúdos!), as marcações de consultas médicas para a família toda, a resolução de "pendentes", (aqueles berbicachos que fomos empurrando com a barriga até virmos de férias e que agora não podem mais ser adiados), as preocupações e os sapatos fechados. É também em Setembro que a nossa ginástica financeira familiar é feita à boa maneira das ginastas de leste: espartana, rigorosa, detalhada ao milímetro, cansativa e cheia de espargatas, saltos encarpados e cambalhotas, sempre a evitar uma lesão qualquer que nos deite ao tapete. São os livros e o material escolar (lanço daqui uma prece aos avós dos meus três filhos mais velhos, que todos os anos rumam com eles à Staples para comprar grande parte do que irão precisar durante o ano!), são as reinscrições nas actividades vezes três (e agora também a creche do Vicente), são os ténis, os fatos de treino, a substituição das calças que ficaram pequenas, das camisolas que ficaram curtas, das botas que ficaram apertadas. São as idas ao Dentista e ao Dermatologista (depois da praia), as minhas mamografias que foram ficando para trás e que não pode ser, a vacina dos 15 meses do Vicente que não faz parte do Plano Nacional de Vacinação, mas apenas do plano financeiro cá de casa...enfim, já estou cansada disto tudo e ainda só estou a teclar!
A minha questão é: o vosso Setembro também é assim, ou isto é coisa minha?...

6 comentários:

Monica disse...

Aqui é exactamente o mesmo, tirando que é uma só adolescente ( QUE AS VEZES PARECEM 10) e uma piquena com 14 meses que me deixa os cabelos em pé... ginástica financeira????? acho que já sou medalhada olímpica

Beijinhos

Anónimo disse...

Também é assim, mas calças, camisolas e o que consigo (e faz falta) compramos logo nos saldos , sempre alivia. Este ano passamos para o 5 ano e o €€€ dos livros Jesus!!! O bom é que passou para a escola publica e sempre ajuda...
haja saúde 😉
Olga

Maria do Mundo disse...

Acho que quem tem filhos em idade escolar passa pelo mesmo. Aqui também é assim!

Anónimo disse...


Olá Marta.
mais uma vez pensei ao ler o teu blogue: uma pessoa como eu.Realmente eu tb sou uma ginasta em termos financeiros. Faço contas e contas para tentar tapar tudo. Nesta altura do ano é pior, para a semana ainda tenho de pagar propinas, pois o mais velho está na faculdade. São os passes, os ténis, as refeições, as explicações...enfim muitas despesas que surgem a toda a hora. Tento equilibrar o mais possível e tenho conseguido mas por vezes tenho de recorrer aos avós. Mas acho que compensa ter filhos.Às vezes apetece-me não pensar em dinheiro, mas não consigo. Quando estou no supermercado a minha cabeça parece uma máquina de calcular..
Beijinho
Lua Azul

Partilhas! disse...

Por aqui é igual :(
O ano começa agora, a escola, as atividades extra curriculares, os livros, osmateriais escolares, o equipamento para o futebol, para a natação, novas rotinas, ver que roupa dá para aproveitar e o que tem de se comprar, a ginástica financeira...até a mamografia ficou para setembro (exceção das consultas deles que aproveito as férias para ir com eles à "revisão").
Vim trabalhar na segunda e ainda estou em modo "depressão pós-férias".

beijinho solidário.

Partilhas.

Unknown disse...

Olá Marta, tenho três em idade escolar. Nao é nada fácil, fico super stressada nesta altura do ano, na verdade preocupo me com a situação financeira mais do que gostaria, mas também me sinto muito triste porque acho que em vez de apoiarem a natalidade ainda fazem com que cada vez hajam menos crianças. Mas tudo o que tenho são os meus filhotes e não me arrependo nunca de os ter.
Beijinho grande