domingo, 19 de março de 2017

Hoje é o teu primeiro "Dia do Pai"?



Ia dizer que este é o teu primeiro Dia do Pai, mas seria injusta. Há já vários anos que neste dia te dedicam desenhos, postais, frases, sereias para colares no frigorífico, abraços e mimo.
Deve ser porque fazes "coisas de pai": levas e trazes da escola, preparas lancheiras, ouves desabafos, aturas as crises da "idade do armário", levas e trazes das trezentas festas de anos de adolescentes, compras o "pão de ló" que os rapazes mais gostam e as "frutinhas" da princesa cá de casa, distribuis sermões e abraços com igual facilidade, ris e choras com os sucessos deles e com as pequeninas "quedas", desdobras-te as vezes que forem precisas para lhes chegares, com uma generosidade que continua a comover-me.
Não me entendas mal. Não substituis o pai, porque felizmente não precisam: têm o deles e adoram-no. Mas cumpres o papel de "paidrasto" na perfeição, num modelo que inventaste à tua imagem e semelhança, já que nenhum de nós (tu, eu, eles), sabíamos antes o que isso era.
Hoje é o teu primeiro "Dia do Pai oficial". O primeiro em que recebes uma prenda minha em nome do Vicente e em que me ouvirás dizer "estás de parabéns, papá!". Mas há já vários anos que este dia também te pertence um nanosegundo que seja. E isso, continua a fazer de ti o tipo por quem me apaixono mais um bocadinho, todos os dias.

Sem comentários: